terça-feira, 29 de novembro de 2011

Chaves Oliveira e o vinho Almad’or

Meninas e meninos,
Ontem levei o vinho Almad’or, um Cab.Sauvignon 2010, de Castlila la Mancha, importado pela Chaves Oliveira, para os alunos de minha aula no SENAC Águas de São Pedro degustarem e descreve-lo.
A turma o definiu assim, no que concordo:
Cor rubi violáceo, brilhante, vinho jovem, não denotando idade. Aromas frutados, das frutas bem maduras, couro, algo de cítrico(talvez frutas mais frescas e ácidas, lembrei-me de pitanga ou cereja vermelha, tabaco e depois de algum tempo chocolate).
Acidez bem marcada em boca, confirmando as frutas maduras e o fundo cítrico, o que faz supor passagem por madeira, não por muito tempo. Taninos presentes, mas já resolvidos, nos levando a pensar em consumo imediato. Álcool de 13,5% bem equilibrado. Depois de algum tempo em taça abre um canforado, eucalipto, comum nos Cabernets do Chile, e certo floral lembrando mel.
Em razão do álcool e da acidez, é um bom acompanhamento para gastronomias variadas, como carnes vermelhas, assadas ou grelhadas, massas com molhos mais ácidos, alguns queijos.
Vinho para o dia-a-dia foi a conclusão mais óbvia, dependendo do preço que não consta do site, e o que a globalização faz; na terra dos Tempranillo, um Cabernet varietal!
Chave Oliveira
www.chavesoliveira.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

CHAVES OLIVEIRA WINE GROUP disse...

Perfeito meu amigo! Como sempre, fez uma descrição detalhada e precisa (eucalípto, toque de mel...). Espero que tenha gostado. Ele é um vinho jovem mas com muito boa complexidade. Só discordo no ítem referente ao consumo imediato. Ele é um vinho que ainda "acompanhamento" você foi Harmônico! O que mais posso falar de um dos melhores críticos ou (melhor) "enólifos apaixonados" deste país?!!!!
Forte abraço e muito obrigado pelo comentário!

Álvaro Cézar Galvão disse...

Arthur, agradeço as palavras elogiosas, mas lembre-se que o descritor foi coletivo, com a turma do SENAC-Águas de São Pedro
Abraços de luz